//
Você está lendo...
História da América, História do Brasil, Independência, Independência

HALPERIN DONGHI – A crise da independência (RESUMO)

DONGHI, Tulio Halperin. História da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975. Capítulo 2, A crise da independência.

Em a crise da independência, Halperin Donghi apresenta algumas possíveis explicações para este momento caótico da história da América Latina. Dentre elas, a que parece a mais plausível aos olhos de Donghi é que a crise de independência é uma consequência da desagregação do poder espanhol, que se iniciou por volta de 1795. A argumentação segue no sentido de demonstrar que a revolução não era necessariamente uma luta contra a metrópole, pois acreditava-se que a Espanha poderia ficar indefinidamente nas mãos da França napoleônica. A importância dos libertadores também é bastante valorizada, na medida em que se considerou que sem sua participação talvez a independência não tivesse acontecido. Em relação ao Brasil, o pouco que foi dito é que a independência não foi fruto de uma luta, mas que o Brasil independente também sofreu conflitos internos semelhantes aos ocorridos no restante da América Latina.

COMENTÁRIOS

Quem quiser também pode conferir o meu fichamento de HALPERIN DONGHI – A crise de independência.

Veja também outros resumos.

Sobre Vinicius Gregory

Sou bacharel e licenciado em história pela Universidade de Brasília (UnB). Hoje trabalho na área de vendas. Represento a Oceanic, uma marca de cosméticos produzidos pela Racco, sediada em Curitiba/PR. A Oceanic oferece boa margem de lucro na revenda de seus produtos e ótimos incentivos na recomendação de novos consumidores e revendedores. Para criar sua conta na Oceanic e passar a consumir ou revender os produtos, basta acessar o link: http://escritorio.oceanic.com.br/u/vgregory

Discussão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: HALPERIN DONGHI – A crise da independência (FICHAMENTO) | Vinícius Matté Gregory - 16 de agosto de 2013

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Página no Facebook

Estatísticas do Blog

  • 85,328 Acessos

Quem sou eu


Sou bacharél e licenciado em história pela Universidade de Brasília (UnB). E agora estou cursando o mestrado, também em história, também na UnB. Desenvolvo minhas pesquisas na área de história da América.

%d blogueiros gostam disto: