//
Você está lendo...
Retórica

Procedimentos da Retórica

Não estou certo se compreendi as palavras de Cícero (Cícero, De Inventione, 1.7)[1], mas a minha interpretação é que existem cinco procedimentos a serem seguidos pelo orador: 1) a invenção; 2) o arranjo; 3) a elocução; 4) a memorização; e 5) a entrega.

A INVENÇÃO: consistiria em elencar os tópicos verdadeiros, ou provavelmente verdadeiros, que possam tornar o argumento mais convincente;

O ARRANJO: consistiria em dispor os tópicos elencados em uma ordem adequada;

A ELOCUÇÃO: seria dispor os tópicos em palavras e sentenças adequadas à causa em questão;

A MEMORIZAÇÃO: consistiria em memorizar os tópicos na ordem adequada e nas palavras e sentenças adequadas;

A ENTREGA: seria, por fim, o ato de discursar em si, usando-se do tom de voz e postura adequados à gravidade do tema.

Pensando bem a respeito, os procedimentos e a ordem em que estão dispostos são bastante razoáveis. No entanto, a minha intenção não é estudar a retórica para discursar, mas para melhor elaborar os meus trabalhos escritos. E baseando-me neste meu objetivo, dois dos mencionados procedimentos são irrelevantes, no caso, a memorização e a entrega.

Estou convencido de que, como historiador e pesquisador, os três procedimentos são os mais importantes.

Compreendo que estes procedimentos não envolvem a pesquisa propriamente dita, e são postos em prática somente quando já se tem uma causa a defender. A pesquisa é o meio de nos familiarizarmos com um tema qualquer. Ela não implica a necessidade de elaborar um argumento, mas tem por objetivo satisfazer a vontade ou a necessidade de conhecer um determinado assunto. Uma vez que se tenha uma causa, aí sim recorreríamos aos procedimentos acima.

[1] A tradução para o inglês, de que me utilizei, é de C. D. Yonge.

Sobre Vinicius Gregory

Sou bacharel e licenciado em história pela Universidade de Brasília (UnB). Hoje trabalho na área de vendas. Represento a Oceanic, uma marca de cosméticos produzidos pela Racco, sediada em Curitiba/PR. A Oceanic oferece boa margem de lucro na revenda de seus produtos e ótimos incentivos na recomendação de novos consumidores e revendedores. Para criar sua conta na Oceanic e passar a consumir ou revender os produtos, basta acessar o link: http://escritorio.oceanic.com.br/u/vgregory

Discussão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: Retórica: Definição do Caso « A Ciência, a História e a América - 23 de junho de 2012

Deixe uma resposta

Página no Facebook

Estatísticas do Blog

  • 85,328 Acessos

Quem sou eu


Sou bacharél e licenciado em história pela Universidade de Brasília (UnB). E agora estou cursando o mestrado, também em história, também na UnB. Desenvolvo minhas pesquisas na área de história da América.

