//
Você está lendo...
História da América

Historia General y Natural de las Indias

Fantástico!

Estava aqui lendo Os Nascimentos, primeiro livro da coleção “Memória do Fogo” de Eduardo Galeano, quando me deparei com um pequeno trecho sobre a insurreição dos caciques Agüeynaba e Mabodamaca, logo no início do século XVI. O mais fantástico, na verdade é que este livro faz sempre referência às fontes de onde foram tirados os trechos, e isso é importantíssimo para nós historiadores. E o trecho que eu estava lendo foi retirado da Historia General y Natural de las Indias, do Gonzalo Fernández de Oviedo y Valdés, também conhecido apenas por “Oviedo”.

Oviedo foi um cronista espanhol que nasceu em 1478 e que participou na colonização espanhola do Caribe, deixando-nos, portanto, uma das primeiras, e poucas, fontes primárias sobre este tema. Digo “Fantástico!” porque encontrei esta crônica online disponível para quem quiser ver. Para quem não entende espanhol pode nem ser tão interessante. Mas, para quem entende e tem interesse nestes primeiros momentos da presença espanhola na América, é absolutamente fantástico ter esta fonte primária disponível online e numa edição digna de credibilidade que pode ser citada em trabalhos acadêmicos. Penso seriamente em dar uma boa bisbilhotada nesta obra e deixar meus comentários por aqui assim que passar a preocupação de me preparar para provas de mestrado.

Enfim… para quem tiver o interesse, pode clicar aqui para acessar a página de download do livro.

Sobre Vinicius Gregory

Sou bacharel e licenciado em história pela Universidade de Brasília (UnB). Hoje trabalho na área de vendas. Represento a Oceanic, uma marca de cosméticos produzidos pela Racco, sediada em Curitiba/PR. A Oceanic oferece boa margem de lucro na revenda de seus produtos e ótimos incentivos na recomendação de novos consumidores e revendedores. Para criar sua conta na Oceanic e passar a consumir ou revender os produtos, basta acessar o link: http://escritorio.oceanic.com.br/u/vgregory

Discussão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: Bartolomé de las Casas « A Ciência, a História e a América - 19 de junho de 2012

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Página no Facebook

Estatísticas do Blog

  • 85,328 Acessos

Quem sou eu


Sou bacharél e licenciado em história pela Universidade de Brasília (UnB). E agora estou cursando o mestrado, também em história, também na UnB. Desenvolvo minhas pesquisas na área de história da América.

%d blogueiros gostam disto: