//
Você está lendo...
Retórica

Benefícios e Malefícios da Eloquência

Apenas uma reflexão sobre o que cícero diz sobre os benefícios e malefícios da eloquência (Cicero, De Inventione, 1.1)[1].

Cícero pensa em eloquência relacionada ao cidadão político, que discursa, debate, e decide junto a outros cidadãos políticos acerca do futuro da nação. Nestas circunstâncias, um indivíduo dotado da eloquência mas desprovido de virtudes será extremamente prejudicial ao seu país; inversamente, um indivíduo provido de todas as virtudes mas não dotado da eloquência pouco contribuirá com qualquer coisa. Assim, afirma Cícero, é necessário que o cidadão seja tanto dotado da eloquência como bem provido de virtudes.

A realidade com a qual trabalho é um pouco diferente. Não penso nos benefícios e malefícios da eloquência para o cidadão político, mas sim para o acadêmico, que produz conhecimento científico (ou não).

As consequências, no entanto, são razoavelmente semelhantes. Um pesquisador que tenha o “dom” de bem lidar com as palavras e compor belíssimos e convincentes artigos, livros, monografias, etc., mas que não saiba desenvolver uma pesquisa ou que não tenha um pingo de crítica acerca do que lê e do que escreve, será extremamente prejudicial à sua comunidade. Um pesquisador que seja ótimo no desenvolvimento de pesquisas, que seja um crítico sagaz de si mesmo e dos outros, que seja capaz de pesar e avaliar seus argumentos, mas que não seja capaz de expor suas ideias de maneira clara, concisa e convincente para os seus leitores, dificilmente fará uma verdadeira contribuição ao seu campo de pesquisa.

Considero, portanto, que o estudo da retórica é vital aos pesquisadores. Não para escrever bonito, mas para se expressar com clareza. A retórica é apenas um dos conhecimentos e habilidades necessárias ao bom pesquisador. Um bom conhecimento de teoria (da sua área), do tema de sua pesquisa, de lógica argumentativa, da gramática da sua língua, compõem, junto com a retórica/eloquência, a caixa de ferramentas essencial do pesquisador.

[1] A tradução para o inglês, de que me utilizei, é de C. D. Yonge.

Sobre Vinicius Gregory

Sou bacharel e licenciado em história pela Universidade de Brasília (UnB). Hoje trabalho na área de vendas. Represento a Oceanic, uma marca de cosméticos produzidos pela Racco, sediada em Curitiba/PR. A Oceanic oferece boa margem de lucro na revenda de seus produtos e ótimos incentivos na recomendação de novos consumidores e revendedores. Para criar sua conta na Oceanic e passar a consumir ou revender os produtos, basta acessar o link: http://escritorio.oceanic.com.br/u/vgregory

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Página no Facebook

Estatísticas do Blog

  • 85,328 Acessos

Quem sou eu


Sou bacharél e licenciado em história pela Universidade de Brasília (UnB). E agora estou cursando o mestrado, também em história, também na UnB. Desenvolvo minhas pesquisas na área de história da América.

%d blogueiros gostam disto: