//
Você está lendo...
Filosofia da Ciência

Respostas possíveis ao problema da indução[1]

Continuemos com o indutivismo, uma vez que a biblioteca continua fechada pela greve.

Chalmers enumera três respostas possíveis ao problema da indução. 1) Resposta cética: a ciência não pode ser justificada racionalmente. 2) Buscar a defesa da racionalidade do princípio de indução sobre alguma outra base que não a lógica ou a experiência. 3) A negação do Princípio de Indução como base da ciência: a resposta falsificacionista.

Para ser sincero, estou propenso a adotar uma visão cética sobre a ciência. Mas acredito, também, que a minha carga de leitura sobre o tema ainda é demasiadamente limitada e, portanto, poderia acabar tirando conclusões precipitadas[2]. Acho que será uma boa ideia ler, em um futuro próximo, as leituras sugeridas por Chalmers no final do capítulo II sobre as críticas ao Princípio de Indução. Assim como também será prudente estudar com maior profundidade as demais concepções de ciência.

[1] Este é o título da terceira seção do capítulo II do livro ao qual faço referência abaixo.

[2] Soei aqui quase como a descrição do indutivista ingênuo, não é? Construir um corpus considerável de proposições de observação sobre o tema da filosofia da ciência para, só então, derivar desse corpus as minhas conclusões.

Chalmers. A. F. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993, p. 43-45.

Sobre Vinicius Gregory

Sou bacharel e licenciado em história pela Universidade de Brasília (UnB). Hoje trabalho na área de vendas. Represento a Oceanic, uma marca de cosméticos produzidos pela Racco, sediada em Curitiba/PR. A Oceanic oferece boa margem de lucro na revenda de seus produtos e ótimos incentivos na recomendação de novos consumidores e revendedores. Para criar sua conta na Oceanic e passar a consumir ou revender os produtos, basta acessar o link: http://escritorio.oceanic.com.br/u/vgregory

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Página no Facebook

Estatísticas do Blog

  • 85,328 Acessos

Quem sou eu


Sou bacharél e licenciado em história pela Universidade de Brasília (UnB). E agora estou cursando o mestrado, também em história, também na UnB. Desenvolvo minhas pesquisas na área de história da América.

%d blogueiros gostam disto: