//
Você está lendo...
Filosofia da Ciência, Lógica

Inferências X Argumentos

À disciplina “Lógica” não interessa o processo de inferência. As inferências são processos psíquicos por meio dos quais cada indivíduo chega às suas conclusões com base em dados e conhecimentos que ele já possui. Apenas para reforçar: a inferência é um processo. Já definimos o conceito de argumento num post anterior: é um conjunto de enunciados, onde um é a conclusão e os demais são as premissas [1]. Um argumento é, portanto, uma entidade lingüística. É algo pronto. “A enunciação da inferência é um argumento, e este pode ser submetido à análise lógica. Para a análise lógica não importa saber de que modo a pessoa que completou a inferência atingiu a sua conclusão. Importa apenas a questão de saber se a conclusão obtida é ou não substanciada pela evidência sobre que se assenta” [p. 23; os grifos são meus]. Logo, à disciplina “Lógica” não interessa o processo de inferência, interessa apenas o resultado da inferência.

Este post tem um propósito. Quero apenas deixar claro para quem acompanha este blog que a Lógica não fornece ferramentas para nos levar dum conjunto de dados e conhecimentos a uma conclusão. Fornece apenas ferramentas para verificar se as premissas dadas são suficientes para sustentar a conclusão.

Esta constatação é extremamente relevante para a Filosofia da Ciência. É, inclusive, trabalhada por Hempel n’A Filosofia da Ciência Natural, que pretendo discutir aqui em outro momento.

SALMON, Wesley. Lógica. Rio de Janeiro: Zahar, 1969.

[1] Ver o post Argumento: definição.

Sobre Vinicius Gregory

Sou bacharel e licenciado em história pela Universidade de Brasília (UnB). Hoje trabalho na área de vendas. Represento a Oceanic, uma marca de cosméticos produzidos pela Racco, sediada em Curitiba/PR. A Oceanic oferece boa margem de lucro na revenda de seus produtos e ótimos incentivos na recomendação de novos consumidores e revendedores. Para criar sua conta na Oceanic e passar a consumir ou revender os produtos, basta acessar o link: http://escritorio.oceanic.com.br/u/vgregory

Discussão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: A Ciência e o “Contexto de Descoberta” « A Ciência, a História e a América - 15 de maio de 2011

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Página no Facebook

Estatísticas do Blog

  • 85,328 Acessos

Quem sou eu


Sou bacharél e licenciado em história pela Universidade de Brasília (UnB). E agora estou cursando o mestrado, também em história, também na UnB. Desenvolvo minhas pesquisas na área de história da América.

%d blogueiros gostam disto: