//
Você está lendo...
História da América, Incas

Pachacuti: medidas administrativas

A expansão territorial levada a cabo por Pachacuti criou um império de dimensões colossais que abarcava grande variedade de grupos étnicos e uma geografia bastante acidentada. Daí a necessidade de criar um sistema administrativo eficiente. Em função dessa necessidade, Pachacuti tomou algumas providências. Ao conquistar algum território, permitia aos habitantes locais que mantivessem seus líderes e suas deidades, embora obrigasse o culto adicional a Inti, o deus Sol. Pachacuti também levava os deuses locais ao templo de Coricancha, uma forma de mantê-los reféns. Tornou o Quechua a língua oficial do império, obrigando todos a aprendê-la, embora permitisse que cada grupo étnico mantivesse sua própria língua. Em caso de revoltas, adotava uma política de recolonização: a população revoltosa era deslocada para outras colônias já bem estabelecidas e, então, o local era repovoado com grupos já leais ao Inca.

Interessante pensar que o Quechua tenha se tornado a língua oficial do império Inca a menos de um século da descoberta da América por Cristóvão Colombo e da chegada de Francisco Pizarro aos Andes. Digo isso porque, se a informação que obtive estiver correta, mais de 10 milhões de pessoas ainda falam o Quechua nos dias de hoje. Língua essa que até 1400 era falada por um pequeno grupo étnico que vivia ali na região de Cuzco. Se eu não estiver enganado, antes de Pachacuti, a língua Aymara era muito mais difundida que o Quechua, o que parece não ser o caso nos dias de hoje (mas eu posso estar enganado; não tenho informações sobre quão difundido é o Aymara nos dias de hoje).

Sobre Vinicius Gregory

Sou bacharel e licenciado em história pela Universidade de Brasília (UnB). Hoje trabalho na área de vendas. Represento a Oceanic, uma marca de cosméticos produzidos pela Racco, sediada em Curitiba/PR. A Oceanic oferece boa margem de lucro na revenda de seus produtos e ótimos incentivos na recomendação de novos consumidores e revendedores. Para criar sua conta na Oceanic e passar a consumir ou revender os produtos, basta acessar o link: http://escritorio.oceanic.com.br/u/vgregory

Discussão

Um comentário sobre “Pachacuti: medidas administrativas

  1. Prezado, o que talvez seja ainda mais interessante é que o idioma quéchua após a conquista alcançou um crescimento ainda maior, já que a população do incário era menor que a atual população que fala quéchua. O Aymara é falado por um número bastante grande de bolivianos e peruanos. Outra lingua muito difundida é o guarani. Grande parte da população paraguaia fala guarani. Infelizmente medidas da coroa portuguesa impediram que o Tupi permanecesse como língua geral no Brasil. No início de nossa colonização o tupi foi idioma dominante, a ponto de ser o idioma dos paulistas, como que Domingo Jorge Velho comandou suas tropas contra Palmares no século XVII.

    Publicado por Felipe Deveza | 11 de setembro de 2011, 23:04

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Página no Facebook

Estatísticas do Blog

  • 85,328 Acessos

Quem sou eu


Sou bacharél e licenciado em história pela Universidade de Brasília (UnB). E agora estou cursando o mestrado, também em história, também na UnB. Desenvolvo minhas pesquisas na área de história da América.

%d blogueiros gostam disto: