//
Você está lendo...
História da América, Incas

Pachacuti e a expansão territorial do império Inca

Pachacuti não era o legítimo herdeiro do trono inca. Sua ascensão ocorreu em virtude de uma crise militar. Em 1438, a cidade de Cuzco foi ameaçada por guerreiros conhecidos como Chancas. Viracocha Inca, pai de Pachacuti e então governante, e Urcon, irmão de Pachacuti e legítimo herdeiro, fugiram, junto com seus melhores guerreiros, para um forte nas montanhas. Pachacuti se recusou a fugir e, com a ajuda de tribos vizinhas, conseguiu derrotar os guerreiros Chancas. Segundo estória registrada pelo padre Bernabé Cobo, jesuíta do século XVI, Inti, deus Sol, teria se revelado a Pachacuti e lhe mostrado os grandes feitos ao qual estava destinado. O caso é que, com essa vitória, Pachacuti forçou seu pai a abdicar e, então, assumiu ele mesmo o trono. Seguiu-se grande número de triunfos militares e a conseqüente expansão territorial. Diferente de seus antecessores, Pachacuti utilizou-se da guerra não apenas como forma de pilhagem, mas também como ferramenta de difusão da cultura e da religião inca. Graças a Pachacuti e ao seu herdeiro, Topa Inca Yupanqui, o império inca se tornou o maior império conhecido até então na região dos Andes.

Uma vez mais, minha curiosidade se volta para as fontes. Quem, exatamente, foi Bernabé Cobo? Onde viveu? Qual seu interesse nos incas? Como conseguiu ter acesso a essas histórias que registrou?

Sobre Vinicius Gregory

Sou bacharel e licenciado em história pela Universidade de Brasília (UnB). Hoje trabalho na área de vendas. Represento a Oceanic, uma marca de cosméticos produzidos pela Racco, sediada em Curitiba/PR. A Oceanic oferece boa margem de lucro na revenda de seus produtos e ótimos incentivos na recomendação de novos consumidores e revendedores. Para criar sua conta na Oceanic e passar a consumir ou revender os produtos, basta acessar o link: http://escritorio.oceanic.com.br/u/vgregory

Discussão

Um comentário sobre “Pachacuti e a expansão territorial do império Inca

  1. estou vendo um excelente doc. sobre pachacuti.Obrigada pela sua explicação . Rosi

    Publicado por Rosi | 15 de junho de 2014, 18:28

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Página no Facebook

Estatísticas do Blog

  • 85,328 Acessos

Quem sou eu


Sou bacharél e licenciado em história pela Universidade de Brasília (UnB). E agora estou cursando o mestrado, também em história, também na UnB. Desenvolvo minhas pesquisas na área de história da América.

%d blogueiros gostam disto: