//
Você está lendo...
História da América, Incas

Sobre a derrota dos Incas

Temos como informação dada pela historiografia que foi Francisco Pizarro quem derrotou e conquistou os Incas. Segundo o que se sabe, houve um intervalo de três anos entre a primeira vez que Pizarro pisou nos Andes e o momento em que marchou com suas tropas com a intenção de conquistar a civilização Inca, tal como Hernán Cortés já havia feito com os Astecas. Neste pequeno intervalo de tempo, morreu o Inca Huayna Cápac, aparentemente devido à varíola (embora não se tenha certeza), e o império foi tomado por uma guerra civil. Dois filhos de Huayna Cápac, Huáscar e Atahualpa, acompanhados de seus exércitos, se degladiaram pela sucessão ao trono. Atahualpa obteve a vitória. Essa guerra civil teria enfraquecido o império e facilitado o trabalho de Pizarro e seus homens.

Esta me parece uma situação interessante de se pensar: não fosse a guerra civil entre Huáscar e Atahualpa, quão mais feroz, ou mesmo mais duradoura, ou quem sabe até efetiva, teria sido a resistência Inca aos conquistadores espanhóis? Sei que é uma questão meramente especulativa, mas não deixa de ser uma questão interessante.

Sobre Vinicius Gregory

Sou bacharel e licenciado em história pela Universidade de Brasília (UnB). Hoje trabalho na área de vendas. Represento a Oceanic, uma marca de cosméticos produzidos pela Racco, sediada em Curitiba/PR. A Oceanic oferece boa margem de lucro na revenda de seus produtos e ótimos incentivos na recomendação de novos consumidores e revendedores. Para criar sua conta na Oceanic e passar a consumir ou revender os produtos, basta acessar o link: http://escritorio.oceanic.com.br/u/vgregory

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Página no Facebook

Estatísticas do Blog

  • 85,328 Acessos

Quem sou eu


Sou bacharél e licenciado em história pela Universidade de Brasília (UnB). E agora estou cursando o mestrado, também em história, também na UnB. Desenvolvo minhas pesquisas na área de história da América.

%d blogueiros gostam disto: