//
Você está lendo...
História da América, Incas

Sobre a hierarquia Inca

A hierarquia Inca poderia ser descrita da seguinte forma, do mais alto para o mais baixo dos níveis hierárquicos: no topo, encontravam-se o imperador, que recebia o título de Sapa Inca, e sua esposa; seguiam-se uma alta nobreza, conhecida como Capac Incas; uma média nobreza, os Hahua Incas; uma baixa nobreza, os curacas; e, finalmente, fora da nobreza, o restante da população.

Uma série de privilégios estavam associados às posições hierárquicas. O Sapa Inca era carregado, em sua viagens, em uma liteira de ouro, toda incrustada de jóias, acompanhado de um séquito que poderia passar das mil pessoas. Usava uma coroa multicolorida, conhecida como llautu. Ninguém podia permanecer na presença do Sapa Inca e encará-lo diretamente. Era preciso prostrar-se e desviar o rosto e o tronco em outra direção. Os Capac Incas eram a única “casta” que verdadeiramente podia ser chamada de Inca, pois eram descendentes do lendário fundador da dinastia Inca, Manco Capac. Controlavam toda a terra e os mais estimados recursos do império. Podiam também usar llautus, embora menos ornamentadas que a do Sapa Inca. Devido à relativa escassez de Capac Incas para assumir a todos os postos burocráticos do império, criavam-se os Hahua Incas, ou “Incas por adoção”. Por fim, os curacas eram os chefes locais, aos quais era permitido permanecer no poder quando conquistados pelos Incas.

INCAS: Lords of gold and glory. Alexandria: Time-Life, 1992, pp. 57-61.

About these ads

Sobre Vinicius Gregory

Sou bacharél/licenciado em história pela Universidade de Brasília (UnB). E agora estou cursando o mestrado, também em história, também na UnB.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Estatísticas do Blog

  • 41,663 Acessos

Quem sou eu


Sou bacharél e licenciado em história pela Universidade de Brasília (UnB). E agora estou cursando o mestrado, também em história, também na UnB. Desenvolvo minhas pesquisas na área de história da América.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 327 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: